11- 45181244 - 9-40364050(Whatsapp) - 93*13565   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Rick & Renner - Seguir em Frente (Clipe Oficial)

RÁDIOS E LOCUTORES

O final de 2014 foi movimentado em outra cidade do Paraná devido a divulgação de uma pesquisa de audiência realizada pelo Instituto Ibope, material repassado às agências de comunicação e emissoras assinantes. Assim como em Cascavel (saiba mais), Maringá aguardava um novo panorama da audiência local após um período sem medição (geralmente realizada anualmente). Foi observado na cidade paranaense um aumento expressivo no universo de ouvintes no FM na comparação com a média registrada em 2013. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, 17 a 24 de novembro de 2014):

Na ponta da tabela não houve mudança: a Maringá FM 97.1 permaneceu como a rádio mais ouvida na cidade nos períodos que mostram a média de audiência de cada emissora. E o resultado foi expressivo para a FM não apenas pela manutenção da liderança, mas também pelo aumento no número de ouvintes por minuto, elevando assim o teto de audiência na cidade. Com o avanço, a Maringá FM abre vantagem para a segunda colocada, a Massa FM 92.3. As últimas movimentações nos projetos locais também contribuíram para o resultado, com a saída da eclética Cultura FM (que confrontava diretamente com a Maringá FM) e a estreia da Nativa FM 105.7 (concorrente direta da Massa FM, dividindo assim mais a audiência com a vice-líder). 
 
Também é destaque o resultado da Mix FM 97.9, há quatro anos na liderança do segmento jovem/pop local. A emissora manteve a terceira colocação geral, está mais próxima da vice-líder e também ampliou de forma considerável a sua média de ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa. Isso também ampliou o share da 97.9 FM, filtro que mede em porcentagem a participação de cada rádio perante o total da audiência FM. Na sequência o ranking 05h-00h (todos os dias e locais) aponta as rádios Nativa FM 105.7, CBN FM 95.5 e Melodia FM 99.3, rádios que também apresentaram crescimento expressivo de audiência em relação a 2013 (destaque para a Nativa FM que é uma das novatas do dial de Maringá).
Em sétimo geral está a Mundo Livre FM 102.5, com uma média de audiência muito parecida com aquela registrada pela estação quando ela atuava como Cultura FM. Esse panorama é expressivo pelo fato da Mundo Livre ser um projeto mais segmentado do que o da Cultura, rádio popular/eclética. O atual projeto completará 1 ano apenas em fevereiro e é voltado ao público jovem/adulto interessado principalmente na linguagem do gênero musical “rock”.
 
Maringá conta com 14 emissoras participantes da medição, porém várias estações do norte do Paraná possuem alcance de sinal de qualidade local a bom na cidade. Clique aqui e veja detalhes.
 
Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
Por: Tudo Rádio.com