11- 45181244 - 9-40364050(Whatsapp) - 93*13565   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 FELIPE E FALCÃO part. BRUNO E MARRONE "Não te Perdoo" 2018 Clip Oficial

RÁDIOS E LOCUTORES

Os relatórios de Liberdade de Imprensa no Brasil da Associação Brasileira de Emissoras de Radiodifusão (Abert) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ) apontam os números de agressões, assassinatos e ameaças que jornalistas sofreram de meados de 2014 até 2015.

violencia-jornalistasO relatório da ANJ, que abrange os períodos de agosto de 2014 a setembro de 2015, contabilizou 65 casos, entre eles quatro assassinatos: do radialista Gleydson Carvalho, assassinado no Ceará em agosto deste ano; do também radialista Djalma Santos da Conceição, sequestrado e depois assassinado em maio, no distrito de Timbó (BA); do jornalista Evany José Metzker, que mantinha o blog Coruja do Vale, encontrado morto em Padre Paraíso, Região do Vale do Jequitinhonha (MG); e do radialista paraguaio Gerardo Ceferino Servían Coronel, da rádio Ciudad Nueva FM, que foi assassinado a tiros no Brasil, em Ponta Porã (MS).

A Abert traz os mesmos casos de assassinato em seu relatório, com exceção do de Gerardo Ceferino Servían Coronel. Além disso, a Associação traz 73 casos de jornalistas que sofreram algum tipo de agressão no período de outubro de 2014 a outubro de 2015.

Em comparação aos relatórios anteriores, houve queda no número de agressões contra jornalistas O relatório da Abert mostra queda em relação ao número de assassinatos - em 2014, foram registrados cinco casos; em 2015 foram três. O levantamento da ANJ, por sua vez, registrou aumento no número desses casos - no ano passado foram contabilizados três casos, contra quatro neste ano.

Apesar da diminuição, os índices ainda são considerados alarmantes pelas instituições. Segundo relatório do Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), o Brasil é o 11º país no ranking mundial do índice de impunidade de crimes contra jornalistas.

Relatório de Liberdade de Imprensa ANJ

Relatório Relatório de Liberdade de Imprensa no Brasil Abert

*Texto publicado originalmente no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).